top of page

Holding Rural

  • Foto do escritor: Eduardo Carvalho Almeida
    Eduardo Carvalho Almeida
  • 4 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Por que a Holding está sendo muito utilizada no Agronegócio?


Atualmente muitos empreendedores rurais têm voltado suas atenções para a holding. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o que é e para que serve. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.


O que é uma Holding?


Holding é uma sociedade empresária criada com o objetivo de centralizar a administração e direção de várias empresas pertencentes ao mesmo grupo, para o planejamento sucessório ou ainda simplesmente para organização patrimonial. Por isso, podemos dizer que o que define uma empresa como holding é a finalidade para a qual ela foi constituída.


Para que serve a Holding?


A holding é considerada uma ferramenta jurídica muito eficiente para implementar medidas de planejamento sucessório, gerencial, economia de tributos e dar maior proteção ao patrimônio dos sócios. Por conta disso se torna tão atrativa para os empreendedores brasileiros.


Contextualização


Se analisarmos a realidade dos produtores rurais de duas décadas atrás, vamos nos deparar com um cenário onde toda a operação rural se desenvolvia na pessoa física dos próprios produtores.

Naquela época as relações negociais no campo eram muito mais simples, o que possibilitava aos produtores se desenvolverem com certa segurança. Hoje a realidade é bem diferente. A atividade agropecuária está sujeita às mesmas lógicas empresariais e comerciais das demais atividades.

O sucesso de sua operação exige conhecimentos e processos bem definidos como captação de recursos em bolsas de valores, exportações diretas, operações estruturadas de crédito, dentre outras situações que somente uma pessoa jurídica devidamente regularizada pode viabilizar.

Por essa razão, estruturar o empreendimento rural no formato de sociedade empresária passou a ser uma opção cada vez mais atraente, para não dizer necessária.


Por que agora está sendo muito utilizada?


A holding vem como uma solução para as questões operacionais que a sociedade comum não é capaz de fornecer. Além dos riscos empresariais, outra grande preocupação que se torna cada vez mais comum é em relação a continuidade do negócio pelas gerações futuras.

Com a utilização da estrutura da holding é possível trazer solução para alguns possíveis problemas:

·         Conflitos de interesses entre herdeiros;

·         Problemas por conta do regime de casamento adotado pelos herdeiros;

·         Desdobramentos societários no caso de divórcio;

·         Exposição do patrimônio pessoal aos riscos do negócio;

·         Ingerência de sócios minoritários na operação;

·         Dificuldade de implementação e execução de melhores práticas de governança;

·         Dentre outros;

E é exatamente em função destas questões críticas que a holding se destaca como ferramenta de proteção e organização.



Mas muito cuidado!


A criação de uma holding não representa uma solução milagrosa para todo e qualquer problema. A implementação deve ser feita com base em um estudo amplo, aprofundado e multidisciplinar realizado por profissionais altamente qualificados, para que sua constituição não resulte em um problema maior do que aquele que se pretendia evitar

 
 
 

Comments


bottom of page